“Sucesso” Nasceu como Sucesso. Era Palestra e Virou E-book. Baixe para Saber Como Aconteceu.

UM DESAFIO QUE VEIO DO PROFESSOR DO MBA

Há alguns anos atrás, no tempo em que eu cursava o MBA em Gestão Empresarial, na Fundação Getúlio Vargas, tínhamos aulas de ótima qualidade, conteúdo interessante e uma turma muito motivada, o que fazia com que a nossa convivência fosse extremamente construtiva e de muito crescimento, tanto pessoal quanto profissional, para todos nós.

Foi nessa época que um de nossos professores propôs o desafio de que cada um escolhesse um tema, de escolha absolutamente livre, sobre o qual deveria fazer uma palestra e apresentar para os demais, de modo que todos passassem a dominar o assunto escolhido. Até aí, tudo bem…  mas a palestra não poderia ter mais do que 5 minutos e, isso sim, era um grande desafio.

ENTRE ASSUNTOS CURIOSOS E INUSITADOS UMA RECEITA DE SUCESSO

O desafio de um professor tem muitas particularidades, dentre elas a de não poder ser recusado, é diferente daqueles que a gente recebe de outros tipos de pessoas, quando o desafio vem de um professor  a gente tem a obrigação de aceitar, então, não havia alternativa senão escolher o assunto e tratar de aproveitar muito bem os cinco longos minutos que cada um de nós teria para transmitir o conteúdo escolhido.

Lembro que essas palestras trouxeram para a sala de aulas temas os mais inusitados, temas curiosos como a história do Conde Vlade, que existiu mesmo, e que tinha uma fã em nossa turma, uma fã que teve a oportunidade de nos contar a história que estava na origem conhecidas e famosas aventuras do Conde Drácula, e alguns não tão atraentes, como a história do Grêmio Futebol Porto Alegrense, que não precisava de tanto tempo como os cinco minutos para ser apresentada, afinal, na época nem contava com seu episódio mais emocionante, aquele que ocorreu mais tarde, no Estádio dos Aflitos, e que ficou famoso por ter consagrado o jogador Anderson, que hoje, curiosamente, faz parte do grupo dos “bem remunerados ex-jogadores de futebol”, do Internacional, também de Porto Alegre e maior rival do Grêmio.

À época desses fatos, eu estava lendo o livro Além do Topo, de Zig Ziglar, que trata do tema Sucesso, trazendo a visão do autor sobre o que é como as pessoas podem obter e usufruir do sucesso.

Eu havia assistido várias palestras de Zig Ziglar e gostava muito da visão dele em relação ao que seria sucesso, uma visão que valorizava, sobretudo, o crescimento pessoal do ser humano, em suas dimensões mais profundas, em contraste com as visões superficiais de algumas pessoas, segundo as quais sucesso é apenas realização material.

Penso que seria lamentável se devêssemos passar a vida com o objetivo de acumular bens materiais para chegar no final e joga-los fora, porque não podem ser levados quando a “morte” chega. Teríamos uma vida sem muito significado, se fosse apenas essa a nossa missão.

Por outro lado, é óbvio que precisamos, muito, fazer sucesso econômico-financeiro para podermos realizar muito do que desejamos e, também, para podermos levar em frente a nossa missão primeira, neste mundo, aquela de ajudar as pessoas mais necessitadas a terem uma vida melhor.

O que não podemos é ser mais um do tipo daqueles indivíduos vazios, sem grandes valores, um sanguessuga social, como existem muitos, infelizmente, que se mata correndo atrás de dinheiro, pelo simples prazer de ter dinheiro, e que mata para acumular dinheiro, como acontece com políticos que roubam o dinheiro da merenda escolar, da construção de um hospital, da compra dos remédios para uma doença fatal, da comida das cestas básicas da população mais pobre, do investimento que o governo faria e que geraria milhares de empregos e dignidade para tantas pessoas, da construção de um hospital do câncer, da UTI infantil em uma região em que não existe nada disso, nem próximo, da maternidade que pode evitar a morte de tantas mães e de outros tantos bebês, que rouba as esperanças de uma sociedade e o futuro de toda uma nação.

SUCESSO COMEÇA COM A DESCOBERTA DA MISSÃO DE VIDA

Zig Ziglar diz, em seu livro, o que dizia nas palestras, que devemos viver para construir valor pessoal em nossas vidas, que devemos crescer, espiritualmente, o suficiente para podermos chegar ao topo, ao final de nossas vidas, e termos a oportunidade de estarmos diante de Deus, prontos, para ouvirmos dele um elogio e o reconhecimento pela grandeza que conseguimos dar à nossa vida.

Segundo Ziglar, sempre um notável escritor e palestrante, é essa a missão de nossa vida, chegar a esse topo, ou melhor ainda, ir além desse topo, entendendo que esse é sim o topo, não é o Everest e não é uma pilha de dinheiro que irá fazer alguém suficientemente grande.

E tem grande importância sabermos disso, para não corrermos o risco de sermos seduzidos pelo dinheiro, como ocorre com a maioria das pessoas, ao obterem um patrimônio financeiro um pouco maior, nessas circunstâncias, que se tornam escravos do dinheiro, quando deveria ser o oposto, se apequenando a ponto de ficarem tão pobres espírito e tão pequenos de alma, de coração e de humanidade, que a única coisa que lhes restar é o dinheiro, a mandar em seus atos e a tornar-los menor, a cada dia, um pouco mais.

Dinheiro sem grandeza é muito pior do que simples falta de grandeza, porque “a quem mais é dado, mais também será cobrado”, como dizem as escrituras sagradas. Então, precisamos estar preparados para sabermos ser grandes em qualquer circunstância e maior ainda se tivermos mais dinheiro, porque, contrariando o que poderiam imaginar algumas pessoas, nenhum castelo gigantesco, ainda que ricamente decorado e cheio de servos, será capaz de fazer alguém mais feliz do que esse mesmo alguém poderia ser, se tivesse o reconhecimento de muitas pessoas, com cujo dinheiro fosse capaz de servir, de ajudar e de, muitas vezes, salvar, quando estivessem diante da maior dificuldade.

Gratidão é a verdadeira fortuna que conquistam os grandes seres humanos e a grande herança que deixam neste mundo é o reconhecimento das pessoas em cujas vidas fizeram diferença, é o que foram capazes de gravar no coração de um grande número de pessoas e em suas memórias.

A maior herança que alguém pode deixar é um grande número de pessoas tocadas pela sua grandeza, marcadas por sua passagem edificante, seduzidas por sua capacidade de servir e de os fazer maiores e melhores. Um ser humano será tão maior quanto maior for o número de pessoas que puder ajudar a crescer, a melhorar e a ser feliz.

É isso o que você imagina quando pensa em ser mais rico? Isso é, verdadeiramente, riqueza e são as pessoas ricas, aquelas capazes de fazer isso em suas vidas, que dão significado e valor ao dinheiro que chega às suas mãos, fazendo dele um instrumento de realização de seus ideais e de sua missão transformadora, tornando-o, mais do que um simples ser humano, um parceiro da Criação, um colaborador do Universo.

CINCO MINUTOS SURPREENDENTEMENTE TRANSFORMADORES, MINHA PRIMEIRA PALESTRA

Foi disso que falei em minha primeira palestra, foi assim que aproveitei meus cinco minutos de exposição e foi essa a mensagem que levei para meus colegas, em cinco minutos. E essa mensagem fez um grande sucesso. Um sucesso que me impressionou, algo que me surpreendeu e me deixou muito feliz, me marcou profundamente, consolidou uma convicção em minha mente e plantou uma semente em meu coração.

A verdade é que ali, naquela sala de aula, aconteceram meus primeiros cinco minutos de fama, e de sucesso. Ali aconteceu a gênese do palestrante que hoje começa a ser mais conhecido, foi ali que senti, pela primeira vez o poder transformador que os verdadeiros e bons argumentos possuem e a capacidade de produzir autoridade que uma palestra pode ter, a serviço de uma missão.

Foram cinco minutos muito significativos aqueles, tanto para mim como para vários de meus colegas, que acabaram tocados por aquela mensagem e passaram a pensar de um forma diferente sobre a sua vida e sobre a vida das pessoas com as quais se relacionavam. Incrível o que aconteceu ali, naquela pequena fração de tempo!

Penso que agora você ainda pode estar se perguntando sobre qual seria afinal a mensagem tão poderosa, que tocou e até mudou tantas pessoas, em tão pouco tempo, ou estou enganado? Bem, eu posso imaginar isso pela experiencia que tive ao longo da leitura do livro Além do Topo.

Minha curiosidade girava em torno da ansiedade por saber o que seria, para Zig Ziglar, esse  topo, tão maravilhoso e tão falado. No final do livro, é claro, temos o final feliz, no qual o autor, finalmente, depois, inclusive, de vários livros em que não o fez, apresenta um texto em que diz o que é o topo e como saber se você chegou nele.

Eu não quero estragar a surpresa, por isso, aqui neste texto, não vou apresentar essa definição, não dizer o que é o topo ou onde ele se encontra, porque eu desejo que você baixe o e-book que escrevi a respeito, cujo título é SUCESSO, e nele você encontrará, finalmente, a definição do topo, além de outras informações que são bem importantes e que podem trazer uma grande ajuda para o seu desenvolvimento pessoal.

SAIBA ONDE É O TOPO E COMO CHEGAR NELE

O sucesso interessa a todas as pessoas e ter informações sobre como encarar, de forma correta, a jornada da busca pela realização desse objetivo, com certeza, ajuda muito a tornar real e possível essa conquista, portanto, não perca tempo, CLIQUE AQUI e baixe o e-book SUCESSO.

Esse é um presente que lhe ofereço, com muito carinho e com a certeza de que essas idéias de Zig Ziglar ainda possuem um grande potencial transformador e, acima de tudo, quero que você saiba o que ele considera o topo da jornada humana, o topo do sucesso, o ponto mais alto do crescimento individual, ponto em que o homem chega à realização e à felicidade.

Aproveite e conheça, também, o meu Projeto Excelência não tem CRISE, voltado para o desenvolvimento da Excelência Empresarial nas pequenas e médias empresas brasileiras, com foco na superação de crises e construção de uma estratégia capaz de levar sua empresa, também, para o topo. CLIQUE AQUI!

E se você exerce atividade de liderança em algum negócio, ou se deseja chegar a essa posição, eu lhe recomendo a leitura de um livro importante para seus objetivos. Eu sou um dos coautores do livro ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS para pequenas e médias empresas, mas não recomendo sua leitura por isso, recomendo sim, por ser um verdadeiro guia para a condução de negócios de sucesso e superação de crises. Saiba porque você precisa ter esse livro em sua biblioteca, e sempre ao alcance de sua mão, CLIQUE AQUI.

João D Caetano de Oliveira

Economista, Coach, Palestrante e Consultor Empresarial

América Latina Consult

.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.