As 5 lições de Jim Collins – o Sucessor de Peter Drucker

Êle é um dos mais respeitados pensadores do management mundial da atualidade e revela as lições para os bons modelos de Administração

Ter o reconhecimento mundial da comunidade do Management e da Administração não é tarefa das mais fáceis. Imagina, então, ser considerado por muitos o sucessor do grande maestro da Administração contemporânea. Jim Collins foi o “cara” que alcançou esse status e hoje é um dos mais respeitados pensadores do mundo management da atualidade, tido por muitos como o herdeiro de Peter Drucker.

Suas ideias e ideais já pararam em 3,5 milhões de livros vendidos em 29 idiomas diferentes. Em palestra no HSM ExpoManagement de 2010, Jim Collins revelou algumas lições de bons modelos de Administração e cases de grandes empresas duradouras que conseguiram um desempenho superior ao longo do tempo. Veja as cinco grandes lições de Collins.

Lição 1 – Cuidado com o declínio

Collins destaca que existem cinco estágios do declínio e que é preciso ficar atento a eles:

– Estágio 1: O excesso de confiança proveniente do sucesso

– Estágio 2: A busca indisciplinada por mais (escala, crescimento, “aplausos”…)

– Estágio 3: A negação dos riscos e perigos

– Estágio 4: A luta desesperada pela salvação

– Estágio 5: A entrega à irrelevância ou à morte

Lição 2 – Seja um “líder nível 5”

Um dos elementos que fazem com que uma empresa deixe de ser boa para ser excelente é a liderança. Para Collins, essa liderança deve ser baseada em tomadas de decisões corajosas, buscar fazer o melhor possível e, principalmente, ter humildade. “O ingrediente mágico entre os grandes CEOs não está em sua genialidade ou competência, mas em sua humildade e boa-vontade”, explica.

Jim Collins afirma que essas pessoas são consideradas os “líderes nível 5” e possuem as qualidades dos níveis anteriores. Nível 1: reúne as capacidades individuais. Nível 2: as de equipe. Nível 3: as de administração. Nível 4: reúne habilidades de liderança: capacidade de comandar, dar direção, mobilizar e transformar um grupo.

Lição 3 – Não fique arrogante com o sucesso

A queda das empresas, muitas vezes, está na continuidade do modelo de gestão. Muitas empresas quando chegam ao sucesso mantêm o formato que lhes deu bons resultados e se acomodam, ou seja, não buscam inovar ou trazer algo diferente que agregue à empresa. “É preciso manter a empolgação, a auto-estima, criatividade e intensidade, mesmo quando tiver sucesso. Se as pessoas perdem isso, há possibilidade de declínio”, afirma Collins.

De acordo com Collins, foi assim que a Johnson & Johnson e a Page conseguiram se manter em mais de 100 anos de mercado.

Lição 4 – Não desmotive seus funcionários

Jim Collins explica que é comum ouvir que é preciso motivar os funcionários da empresa. Mas, através de pesquisas em diversas organizações pelo mundo, ele constatou que as características dos funcionários contratados recentemente já indicam um grau de motivação natural nesses profissionais.

Collins afirma, então, que a questão central não está na motivação desses funcionários, mas em não desmotivá-los. O guru diz que isso é possível quando a empresa está aberta a novas sugestões, encara outros projetos e dá as ferramentas necessárias para o andamento do trabalho.

Lição 5 – Escolha as pessoas certas

“A habilidade executiva número um é escolher as pessoas certas e colocá-las nas posições certas”, afirma Collins. Ele destaca que ter uma equipe comprometida com a empresa e ocupando os cargos ideais aumentam drasticamente as chances de o empreendimento dar certo.

Collins indica que existem algumas características para saber se a empresa contratou o profissional certo. Entre elas estão:

– pessoas certas se encaixam nos valores da corporação;

– pessoas certas não precisam ser gerenciadas de perto;

– pessoas certas compreendem que não tem emprego, mas sim responsabilidade;

– Elas fazem 100% do que realmente se propõe a fazer;

– Elas têm uma enorme paixão pela empresa e pelo trabalho que exercem.

Jim Collins

É um dos mais respeitado pensador do mundo de management da atualidade e considerado o sucessor de Peter Drucker. Jim Collins escreveu quatro livros – incluindo o clássico Built to Last, que registra 3,5 milhões de cópias vendidas em 29 idiomas e até hoje figura em listas de best-sellers.

Em uma de suas obras, Jim Collins dedica-se a compreender os fatores que fazem com que grandes empresas morram ou se tornem irrelevantes no mercado. Segundo ele, geralmente a culpa do fracasso é das próprias empresas e de suas escolhas e é possível identificar 5 estágios pelos quais um negócio em declínio irá passar. Eles são:

  1. O excesso de confiança que vem com o sucesso
  2. A busca desenfreada por expansão e crescimento
  3. A negação das ameaças e riscos
  4. A luta pela salvação
  5. A consolidação da irrelevância ou fracasso

É possível reverter uma situação de declínio, mas para isso a empresa deve saber identificar em qual dos estágios ela se encontra e, principalmente, compreender as causas que a levaram até ele. Assim é possível entrar nos eixos novamente e voltar a crescer.

Como ser um líder nível 5

Em seus estudos no livro Good to Great, em que Jim Collins procurava compreender o que distingue as empresas boas das excepcionais, a liderança surgiu como aspecto fundamental. Então, para falar desses líderes diferenciados, ele trouxe o conceito de líder nível 5.

Na concepção de Jim Collins, existem 5 níveis de liderança pelos quais uma pessoa pode e deve passar. No nível 1 a pessoa precisa possuir excelentes capacidades individuais; no 2 ela também consegue agregar valores de trabalho e gestão de equipe; no 3 ela desenvolve um ótimo senso de administração; e no 4 consegue entender e executar seu papel de líder. Para chegar ao nível 5, porém, ela deve conseguir reunir todas as competências dos 4 estágios anteriores e ainda executá-las com sabedoria e humildade, como coloca muito bem o Fernando Pacheco em seu texto A síndrome do CEO [jovens profissionais] e o desafio para líderes.

Portanto, conseguir identificar em qual nível você está e traçar planos para chegar no próximo é essencial para qualquer profissional que quer se tornar um grande líder.

É tudo sobre pessoas

Segundo Jim Collins, poder contar com as pessoas certas e mais motivadas é um dos maiores segredos para o sucesso de grandes líderes e empresas. Sem isso, uma organização terá dificuldade em se manter eficiente e em se tornar sustentável e bem sucedida.

Nesse sentido, uma das coisas que Jim ensina é que é preciso escolher as pessoas mais adequadas para cada tipo de negócio e que isso, muitas vezes, pode ser determinado pela análise de um conjunto de fatores. Entre diferentes outras características, as pessoas certas:

  • Compartilham dos valores da sua organização
  • São comprometidas e entregam o que prometem
  • Não precisam ser vigiadas para serem produtivas

E além dessa análise, em outra obra Jim Collins também fala sobre a importância de não deixar que seus colaboradores se desmotivem. Normalmente um colaborador entra na empresa extremamente motivado, mas vai perdendo isso pelo caminho. Então em vez de trabalhar em ações de motivação, propriamente ditas, na verdade as organizações devem agir de forma a não desmotivar os colaboradores – e isso passa muito pela questão de oferecer as melhores ferramentas e condições de trabalho para esses colaboradores. Sobre esse tema vale a pena ler o texto de Fernando Pacheco, sob título “5 formas de você parar de desmotivar sua equipe“.

Não deixe o sucesso te cegar

Existe uma frase que diz que o que te trouxe até onde você está, não vai te fazer chegar até o próximo nível. E esse é exatamente um dos pontos que Jim Collins aborda em seus estudos.

Segundo ele, o mal de muitas empresas e que pode causar o início do seu declínio, é se acomodar com o sucesso e pensar que “se tudo está indo bem, nada mais precisa ser feito”. Um negócio não deve se apegar à regras e modelos de gestão e precisa entender que a base da evolução e do sucesso constante está na inovação.

É preciso manter a equipe sempre motivada, focada e produtiva em encontrar novas e melhores soluções para a empresa. Só assim é possível obter sucesso de forma constante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.