A satisfação com o coaching no Brasil é maior do que em outros países!

O Brasil exige mais qualificação dos coaches e possui profissionais mais qualificados gerando clientes mais satisfeitos.

O mercado de coaching do Brasil é um dos maiores do mundo e isso todos nós já sabemos, mas, agora, saiu uma pesquisa realizada pela International Coach Federation (ICF) que mostra resultados muito muito interessantes sobre esse mercado:

  1. a satisfação com o coaching no Brasil supera os indicadores obtidos na média mundial;
  2. a exigência de certificação do coach profissional também é mais elevada.

Esse pesquisa tem alta confiabilidade, inclusive, pela quantidade de entrevistados que fizeram parte dessa pesquisa, que foi de mais de 27 mil pessoas em 30 países, entre clientes e profissionais de coaching.

Outros tópicos foram tratados nessa mesma pesquisa com resultados importantes em favor do mercado brasileiro de coaching. Perguntados se sabem qual é o campo de atuação do coaching, 70% dos brasileiros responderam que sim, contra 66% da média mundial. O grau de participação neste processo também é maior no Brasil (52% dos entrevistados locais já receberam orientação de um coach, ante 35% nos outros países).

Entre as pessoas que nunca passaram por um programa de coaching, 49% dos brasileiros dizem que pretendem experimentar o método (também um número superior à média mundial de 48%).

Por sua vez, os que já foram atendidos por um coach revelam os objetivos que os levaram a procurar estes profissionais. Os motivos mais relevantes para os brasileiros são: otimizar o trabalho individual ou em equipe (46% no Brasil contra 40% no mundo); aumentar a produtividade (40% contra 38%); ampliar as oportunidades de carreira (37% contra 35%); aprimorar estratégias de gestão (34% contra 32%) e melhorar o equilíbrio entre carreira e vida (36% contra 34%).

Ao listar os impactos do coaching em suas vidas ou carreiras, os brasileiros apontam a seguinte ordem: otimizou o desempenho individual ou em equipe (46% contra 38% no resto do mundo); aumentou a produtividade (44% contra 39%); aprimorou habilidades de comunicação (44% contra 42%) e ampliou oportunidades de carreira (34% contra 29%).

Em suas avaliações sobre o coaching, 54% dos entrevistados brasileiros se declararam muito satisfeitos com o processo pelo qual passaram – contra 43% da média mundial.

Por fim, 53% dos brasileiros que já passaram por este programa classificam como muito importante a certificação do coach profissional – contra 40% da média global.

Entre os que nunca participaram de um processo de coaching, a percepção também é a mesma: 88% dos brasileiros consideram importante ou muito importante a certificação do coach profissional, contra 75% da média mundial.

Iaci Rios, a Diretora da Erickson International do Brasil – uma escola especializada na formação de coaches – analisando essa pesquisa, declarou: “Este estudo demonstra que os brasileiros estão mais satisfeitos com os processos de coaching do que em outros países, mas que também são mais exigentes com relação à formação do profissional. A soma destes dois fatores pode explicar porque o grau de satisfação é maior no Brasil”, analisa Iaci Rios, diretora da Erickson International no Brasil, escola especializada em formação em coaching.

E você? Quer fazer parte destes número de pessoas de sucesso que se transformaram após participar do processo de coaching? Descubra o que o Coaching pode fazer pela sua vida profissional, pessoal e bem-estar. Você pode fazer isso entrando em contato conosco através da aba Contato, deste site.

 

João D Caetano de Oliveira

América Latina Consult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *