Marcus Lemonis ensina os seus 9 Princípios para o Sucesso

"O Sócio" é um exemplo de competência e generosidade.

“O Sócio” é um exemplo de competência e generosidade.

O empresário Marcus Lemonis, da multibilionária Camping World é um Sucesso na TV com a série “O Sócio”, exibida pelo canal pago The History, e agora também pela Band, ele ajuda empresas que passam por dificuldades – geralmente pequenas – a se reerguerem. Assim que fecha acordo com o dono do negócio, ele faz de tudo para salvar e torná-lo lucrativo, mesmo que isso signifique demitir o presidente, promover a secretária ou fazer ele mesmo o trabalho. E se você está precisando de uma força ou deseja apenas mais conhecimento para gerir a sua empresa, essas 9 regras de Lemonis para o sucesso certamente lhe auxiliarão bastante. Confira:

Trate bem as pessoas

Ter raiva e gritar não faz ninguém querer chegar cedo ao trabalho ou ficar até mais tarde. O objetivo deve ser sempre fazer com que os funcionários se liguem, se conectem ao negócio, e não que eles fujam dele o mais rápido que possam. Sendo assim, é preciso tratá-los com educação e respeito.

Faça de seus funcionários a prioridade

Fala-se muito que o cliente é quem tem razão, mas para mim isso não é verdade. Acredito que o funcionário é a prioridade. Se você o trata bem, no final das contas ele vai interagir bem com os clientes, e a experiência deles acabará sendo melhor. Outra questão é que os funcionários gostam de saber que os chefes os protegem. Encoraje e os incentive para que eles se conectem mais com a empresa, e não menos. As pessoas são importantes, e não é por causa dos números, é sobre garantir que as pessoas que trabalham para você sintam que estão sendo cuidadas

Saiba contratar funcionários

É preciso contratar os funcionários certos para o seu negócio e saber aproveitar os seus pontos fortes. Eu sei no que eu sou bom e sei no que não sou, e no que não sou procuro pessoas muito boas naquilo e as coloco na equipe. Ninguém no mundo tem habilidade para fazer todo tipo de coisas, e é preciso reconhecer isso para não se dar mal. Nunca invista em pessoas e ideia ruins.

Aceite a loucura do trabalho em família

Disfunções em família e disfunções nos negócios podem ser administradas simplesmente reconhecendo qual é o problema e trabalhando sobre ele. É preciso compreender as forças e as fraquezas. Negócios em família, ou realizados entre amigos próximos, têm histórias e dramas intrínsecos. Esses relacionamentos nunca vão ser perfeitos, mas assim que você desenterra a raiz dos problemas e vai fundo para descobrir como se comunicar efetivamente, então você progride.

Seja vulnerável

Para muita gente, obviamente, a vulnerabilidade não é uma coisa fácil. É preciso muita coragem para se abrir de verdade e ter a sua própria história. É preciso ter vontade de mostrar a cara e ser você mesmo. Mas a vulnerabilidade é um tipo de honestidade.

Seja autêntico

Se vai contar a sua história, melhor garantir que ela não seja obra de ficção. As pessoas se confundem entre contar a história e fazer com que ela seja autêntica, e contar a história e tentar convencer as pessoas de que ela é autêntica. Tentar criar uma história é importante, mas ter uma autêntica, crível e que as pessoas queiram abraçar é fundamental. A autenticidade, assim como a vulnerabilidade, é outro tipo de honestidade.

Seja transparente

Vulnerabilidade e transparência são duas coisas diferentes. A transparência é que deixa que seja descoberto o que estava escondido. No meu caso, quanto mais eu farejo uma coisa escondida, mais eu encontro. Deve-se ser sincero com as pessoas sempre para que elas confiem em você.

Conheça seus números

É preciso saber para onde vai o dinheiro. Ao não conhecer a sua contabilidade, você não presta atenção na suas margens. O motivo pelo qual falo para as pessoas conhecerem suas contas é porque este é o exame médico do negócio. Isso é importante para poder tomar decisões sobre o que fazer ou se vai contratar alguém ou se tem planos para expansão. Você precisa entender qual é o estado atual do seu negócio. Façam as contas, não existe desculpa para isso.

Pare de chorar e comece a lucrar

Não invente desculpas para as suas desculpas. Muitos donos de pequenos negócios não assumem as responsabilidades pelas suas ações. Mas a culpa é sempre do dono. Se você quer que as pessoas te respeitem, assuma as responsabilidades pelos seus erros e suas ações. É preciso parar de reclamar e trabalhar.

Quem é Marcus Lemonis

 

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