Sofrer na Crise é Escolha Sua, Você Podia Ter Escolhido Crescer na Crise!


“A crise obriga as empresas a terem foco. A prosperidade, não” (Jim Collins).

Durante mais de 30 anos, meu trabalho de consultoria e de gestão estratégica empresarial, ou de negócios, foi inspirado nas idéias do maior guru de administração empresarial de todos os tempos, Peter Drucker, do qual estudei vários livros, fazendo com que ele se tornasse a referencia principal de tudo o que fiz profissionalmente, até 2014.

Em 2014, em um treinamento com Roberto Shinyashiki, comecei a fazer uma apresentação e fui interrompido, por ele, com a pergunta “Você já leu Jim Collins?”, à qual respondi com um sonoro “Não!”. Diante dessa resposta ele acrescentou, “Você devia ler!”. Saí dessa reunião direto para a livraria e comprei “Empresas feitas para durar” e “Vencedoras por Opção”, de Jim Collins. Ao começar a ler o primeiro desses livros percebi porque o Roberto havia recomendado esse autor. O primeiro capítulo tinha essa resposta, ele tinha o título “O bom é inimigo do ótimo”, a mesma frase que eu tinha usado na palestra que estava mostrando para o Roberto.

Na palestra eu contava que ao longo de minha carreira como consultor e como profissional da gestão estratégica empresarial, ou de negócios, encontrara muitas empresas com problemas e que os proprietários ou gestores dessas empresas, em várias oportunidades, diziam que o “ótimo é inimigo do bom” e que isso sempre foi motivo de discussões, por eu jamais ter aceitado essa frase e sempre tê-la contestado dizendo que a perseguição do ótimo deve ser parte da atividade diária de qualquer profissional interessado na boa gestão empresarial e por pensar que não podemos nos contentar com o bom quando, com certeza, podemos e devemos fazer o ótimo.

Foi nesse ponto que o Roberto me interrompeu e recomendou a leitura de Jim Collins. Ele foi preciso e fez a mim um favor impagável, ele me indicou um novo guru, o pensador que passei a seguir, depois de Peter Drucker. A partir das ideias de Peter Drucker e Jim Collins e considerando a minha experiencia de mais de 30 anos com gestão empresarial, em grande parte focada em recuperação de negócios em situação de risco, reafirmei a convicção de que a excelência é, de fato, o antídoto para qualquer crise, porque empresas de excelência, nas crises, crescem, ganhando mercado das suas concorrentes menos competitivas.

A maioria das empresas tende à entropia e com ela aos maus resultados, a partir de seus primeiros bons resultados, porque o sucesso é o primeiro grande obstáculo à excelência. O sucesso tende a tirar o foco das empresas do que é importante, ou seja, da produtividade e da melhoria contínua. Sem esse foco as empresas ficam inchadas, depois improdutivas e, por fim, começam a perder seus clientes. E quem ganha esses clientes são os novos players do mercado ou aqueles que buscaram se aperfeiçoar e que atuam em nível de excelência.

A mortalidade absurda dos novos negócios se deve, exatamente, a esse mesmo problema, ou seja, quando os primeiros sinais de sucesso chegam a empresa nascente começa a esquecer os fundamentos da cultura interna que a trouxe até esse resultado, começa a se imaginar maior do que efetivamente é, aumenta seus custos, promove a vaidade em vez da produtividade, perde competitividade e, quando estava pronta para brilhar, morre por falta da humildade, que é o farol que ilumina o caminho para a excelência e o sucesso que será duradouro.

Jim Collins desenvolve seus trabalhos a partir de pesquisas que costuma conduzir para que possa fundamentar suas teorias sobre o comportamento corporativo de excelência, e cruza estas informações, com os estudos dos comportamentos dos grandes empreendedores. Uma das conclusões mais evidentes de seus trabalhos é que mesmo em anos de profunda crise, as empresas de excelência mantiveram sua caminhada de crescimento e desenvolvimento.

“Jim Collins é o Guru que Inspira nossas Consultorias de Gestão Empresarial para Excelência, depois de Peter Drucker” (Caetano de Oliveira).

Isto me parece um importante lembrete para muitos que falam de seus problemas como se fossem resultados exclusivos da crise brasileira, justificando assim a falta de iniciativa, ou as dificuldades de realização. O que fica evidenciado, é falta de preparo, pois os estudos comprovam que as equipes excelentes promovem resultados em suas empresas, mesmo em anos de crise. Os trabalhos e as estatísticas da Fundação Nacional da Qualidade mostram, claramente, que as empresas de excelência crescem nos momentos de crise, isso aqui mesmo, no Brasil, a exemplo do que ocorre em outros países, como demonstram as pesquisas do próprio Jim Collins. Mas é claro que você não pode abrir mão, jamais, de ter FOCO, porque essa palavra é que tem o poder de transformar qualquer negócio, levando-o ao SUCESSO.

Isso me faz lembrar o que costumo dizer em relação à vida pessoal das pessoas, ninguém pode parar alguém que tenha foco, determinação e vontade para buscar a realização de seus sonhos. Pois bem, com relação à empresa, digo que, ninguém pode parar uma empresa que tenha um plano, uma cultura de melhoria contínua e uma gestão eficaz dessa estratégia, portanto, pare de olhar para a crise, faça a sua parte que a crise sempre ficará afastada de seus negócios e, ao ficar lá, rondando os negócios de seus concorrentes acabará colaborando para o crescimento dos seus.

Minha sugestão é no sentido de que você, se está pensando que seus negócios estão sendo prejudicados pela CRISE, busque UM OUTRO OLHAR, mas faça isso com humildade e dedicação, porque agora você vai começar a mudar tudo isso, afinal, o seu sucesso sempre foi e continua sendo, exclusivamente, uma decisão.  Tome a decisão correta AGORA e, acima de tudo, mantenha-se focado, disciplinadamente, na busca de seu sucesso!

Tudo na vida é resultado das escolhas que fazemos e não do que acontece longe delas, a crise dos negócios de qualquer pessoa resultam das decisões tomadas por essas pessoas e não dos erros, desacertos ou safadezas da política ou dos governos. Não, seus resultados são seus, portanto, decorrem de suas ações, de sua maneira de pensar, de suas escolhas e da forma como você se dedica a esses resultados, por isso é tão fundamental você se manter focado em seus objetivos, sejam quais forem as situações e adversidades com as quais se defronte em algum momento em particular.

Consultoria e Treinamentos da melhor qualidade, para ajudar sua empresa a ganhar a competitividade que você deseja.

Mantenha-se disciplinadamente focado em seus objetivos mesmo diante dos resultados mais fantásticos porque sempre será o foco que o levará ao próximo nível e será a falta dele, seja porque motivo for, o que o levará a perder tudo o que foi capaz de construir enquanto se manteve focado nos objetivos certos.

É o Poder do Foco um fator decisivo em cada passo de sua jornada, por isso, se você tem dificuldades para manter o foco, se pensa que não está conseguindo resultados por não estar conseguindo manter a disciplina necessária para buscar o sucesso, continuadamente, não deixe que isso continue acontecendo porque logo você terá dificuldades ainda maiores. Pare agora, busque solução para os seus problemas imediatamente, mas faça isso com foco no que você pode mudar e não no que está fora de seu alcance, como é a crise, ou o desgoverno.

Busque alternativas, conheça as boas ideias que estão ao redor de você ou que chegam a você por inúmeros canais, graças a esse fantástica modernidade, que pode dispersa-lo, mas que pode ajuda-lo em muito se você manter a busca de alternativas sem perder o FOCO de sua busca essencial, que é o seu objetivo, a razão de seu plano, a causa pela qual se move o seu negócio, o motivo pelo qual todo o trabalho se realiza e todas as pessoas se entregam.

Lembre-se sempre de que o oposto do sucesso não é o insucesso e sim a desistência, isto é, se você se manter na busca de seus resultados e, a cada insucesso buscar o aprendizado necessário para superar o problema que o levou a esse insucesso, fatalmente, a sua persistência, e o seu foco na busca, serão premiados com o sucesso e com a obtenção dos resultados pelos quais tanto lutou.

Mas lembre-se, também, de que mesmo quando esses resultados forem bons, ainda assim, eles podem e devem ser melhorados, afinal, a manutenção de seu sucesso vai depender de sua capacidade de buscar o ótimo em seus negócios, continuadamente, porque campeões não se contentam com pouco, eles vivem para conquistar a vitória todos os dias.

Mas você jamais deve esquecer que para crescer, seja na crise ou fora dela, é preciso ter estratégia e estratégia se constrói com Planejamento Estratégico, portanto, se a sua empresa está com dificuldades para crescer, então ela precisa conhecer a América Latina Consult Ltda em http://www.alatinaconsult.com.br. Conheça o case de sucesso que está publicado em http://alatinaconsult.com.br/sua-empresa-pode-se-descobrir-um-diamante-ainda-na-sua-maior-crise-e-brilhar/

 

João D Caetano de Oliveira

Economista, Coach, Palestrante e Consultor Empresarial

América Latina Consult

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