A Crise é o Motivo Que Faltava… Faça as Mudanças Que Sua Empresa Precisa!

Os chineses dizem que crise significa risco e oportunidade e eles estão com toda a razão. O sucesso gera acomodação e é comum o “cochilo sobre os louros das vitórias” e esse cochilo é um grande veneno para as carreiras pessoais e para o sucesso das empresas em geral.

Se as pessoas e as empresas se mantivessem, o tempo todo, focadas no que constrói o sucesso que buscam ou aquele que já alcançaram, dificilmente, teriam motivos para queixas, mesmo nos momentos de crise. O sucesso, em nossa cultura, pode ser o grande algoz que inicia o processo de derrocada de uma empresa ou, até mesmo, de uma carreira profissional.

Trabalhei, durante muitos anos, à frente de uma empresa de consultoria focada em recuperação de negócios em situação de risco e, naturalmente, nessa condição, eu me defrontava com líderes empresariais que estavam à frente de empresas com muitos problemas de resultados e, com certeza, com grandes volumes de endividamento.

 

Esses empresários tinham algumas características em comum:

  1. Normalmente eram cercados de assessores do tipo “puxa-sacos” desculpe-me o termo chulo, mas é o mais apropriado para definir assessores que ficavam o tempo todo elogiando o dirigente assessorado, inflando seu ego, enquanto as decisões mal tomadas iam acontecendo e levando a empresa para as dificuldades;
  2. Viviam uma vida de ostentação, exibindo sinais de uma riqueza que não tem como ser sustentada pelos resultados obtidos com a empresa que dirigem e possuem, mesmo se ela estivesse em seus melhores momentos;
  3. Possuem muitos amigos, que se transformam em parceiros de negócios e, coincidentemente, os negócios feitos nas parcerias com os amigos são justamente aqueles em que a empresa colhe os maiores prejuízos;
  4. As empresas não possuem sistemas de gestão eficientes e o sistema de informações para a tomada de decisões é inteiramente baseado em coletas realizadas pelos assessores e homens de confiança, os quais possuem livre transito e autoridade absoluta dentro da empresa;
  5. Via de regra os valores empresariais são muito bonitos, nos quadros expostos nas paredes das salas de reuniões, mas sofríveis na prática do dia a dia, onde reina a intriga, uma ética muito discutível e o oportunismo.

 

O resultado ruim da empresa decorre disso, e a solução é simples, é preciso fazer algumas mudanças básicas, começando por extirpar esses puxa-sacos, maus profissionais, bajuladores, porém, é muito difícil, porque eles são aqueles que dominam e comandam, efetivamente, os destinos da empresa e, falar qualquer coisa contra esses “homens do presidente” significa se indispor com ele.

 

Uma boa crise é muito benvinda para esse tipo de empresa, porque faz o caixa secar, imediata e inesperadamente. Daí decorre que, sem dinheiro, até o chefe ostentador e vaidoso acaba tendo oportunidade de retomar a consciência, o que pode gerar a oportunidade para as mudanças necessárias e saneadoras na empresa.

 

Você conhece alguma empresa assim? Então dê a ela a receita do momento, diga para que acolham a crise como uma benção e a que a usem como uma oportunidade e uma alavanca para um recomeço diferente e vitorioso, depois de uma saneadora limpeza dos óculos de quem orienta a visão e direciona o foco e objetivos estratégicos a serem buscados.

 

A crise bate forte em empresas cuja liderança tem pouco juízo, se retomar a seriedade, focar em resultados e, acima de tudo, se focar na busca de resultados para serem compartilhados de maneira justa, com todos aqueles que colaboram na conquista do que foi planejado, o sucesso se torna inevitável.

Fuja da tentação de se acomodar com a situação atual de sua empresa, CLIQUE AQUI e baixe o ebook Excelência Empresarial em 5 passos, afinal, Excelência não tem CRISE.

Caetano de Oliveira Transparente

Caetano de Oliveira

Caetano de Oliveira é Coach, Empreendedor e Consultor de Resultados. Economista, possui três cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização: Planejamento Estratégico (INPG), Gestão Empresarial (MBA FGV) e Mediação e Arbitragem (UNIVILLE). Coach pelo IBC.

Website: http://caetanodeoliveira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *